Gente,Vamos falar de comunicação. No País da Copa do Mundo e das Olimpíadas, algumas empresas investem no marketing esportivo, objetivando expor as suas marcas e serviços. São estas empresas que viabilizam as equipes de voleibol, basquete, automobilismo e outros esportes amadores. Não estamos falando do futebol, pois ai seria covardia. Vocês já se perguntaram quanto custa para ter uma equipe de alta performance? No vôlei os investimentos superam a casa do 6 milhões ano; Na Stock Car supera os 8 milhões. No basquete os investimentos são mais modestos, algo em torno de 2 milhões e meio de reais.
As empresas acabam fazendo o papel do governo, deixando os campeonatos fortes. para vocês terem uma idéia, o basquete está ressurgindo e com grandes chances de ir para a próxima olimpíada. O vôlei é referência mundial e no automobilismo o sucesso é tremendo. Mas e o retorno? A TV PLIM PLIM (não vou escrever o nome desta emissora no blog) não fala os nomes das equipes. Segundo seus diretores esportivos isso é para as empresas não fazerem propaganda indevida. Mas isso é um absurdo! Qual o problema de chamar a equipe pelo nome que é registrada nas confederações? Quem acompanha a fórmula 1 não acha estranho o Sr. Galvão Bueno falar que a equipe RBR está apertando a equipe Brawn? A Red Bull Racing tem duas equipes lá. E no vôlei? O Florianópolis é o Brasil no mundial! Mas o que você vê nos caracteres é CIMED. A equipe de futsal da Malwee tem o melhor jogador do mundo, mas a TV PLIM PLIM a chama de Jaraguá. Para piorar a situação, a Copa NEXTEL Stock Car e chamada apenas de Stock Car.
Muitas empresas saíram do esporte por este motivo, como o FINASA, SANTANDER, UNISUL... Será que CIMED, SKY, NEXTEL, MALWEE e tantas outras vão ficar?
Por tudo isso mando um abraço forte para o Eurico Miranda, ex presidente do Vasco da Gama (que vai voltar para primeira divisão em 2010) que ousou entrar com a logomarca do SBT na final do campeonato brasileiro em protesto a TV PLIM PLIM.
É isso.


O maior problema dessa hipocrisia é que essa não-divulgação das empresas que investem verdadeiramente no esporte, é que essa grande empresa não está limitada a TV aberta. Eles possuem "TUDO" na tv fechada, rádio, um dos sites mais influentes em esportes, entre outros meios.
ResponderExcluirEm todos eles, os times são chamados de: Jaraguá, Florianópolis e assim por diante.
Realmente isso é pessimo.
Quem sabe, se essa empresa divulgasse os patrocinadores, não surgiriam mais empresas para investir em diversos esportes.
Mas, se o senhor, dono do blog, não quiser comparações com o locutor dessa empresa (o nome já remete a isso), não comece os textos com "Bem, amigos".
Abraços